Grande Eduardo Galeano!
Video no You Tube
Eduardo Galeano nasceu em Montevidéu, em 1940. Ainda jovem, iniciou nessa cidade sua carreira jornalística e publicou seu primeiro livro. Viveu exilado na Argentina e na Catalunha, na Espanha, desde 1973. No início de 1985 voltou a Montevidéu, onde atualmente vive, caminha e escreve.
Galeano comete, sem remorsos, a violação de fronteiras que separam os gêneros literários. Ao longo de uma obra na qual confluem narração e ensaio, poesia e crônica, seus livros recolhem as vozes da alma e da rua e oferecem uma síntese da realidade e sua memória.
Em duas ocasiões foi premiado pela Casa de las Américas e pelo Ministério da Cultura do Uruguai. Recebeu o American Book Award da Universidade de Washington por sua trilogia “Memória do Fogo” e os prêmios italianos Mare Nostrum e Pellegrino Artusi pelo conjunto da obra. Foi o primeiro escritor agraciado com o prêmio Aloa, criado por editores dinamarqueses, e também inaugurou o Cultural Freedom Prize, outorgado pela Lannan Foundation, e o prêmio a la Comunicación Solidária, da cidade espanhola de Córdoba. Seus livros foram traduzidos para muitas línguas.
Para quem estará em Porto Alegre...
Encontros com o Professor na Feira do Livro de Porto Alegre. Dia 13 de novembro, às 19h30min, Ostermann recebe Eduardo Galeano. Na canja musical, Andréa Cavalheiro. É quinta que vem, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, às 19h30min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário