terça-feira, 18 de abril de 2017

Συγγνώμη για ολες τις φιλες


Aos amigos gregos peço desculpas por qualquer mal entendido no que escrevo a respeito da língua e cultura Helênica. Gostaria também de explicar a quem se interessar que morei 7 anos em Atenas, fui aluno na Escola Nacional de Tecnicas Orquestradas (Dança) responsável pela formação de grandes artistas desde sua fundação. Gratuita que todo ano perigava fechar por questões politicas e de dinheiro. 

Aviso que aquilo que coloquei nas próximas linhas pode não agradar, mas são puras coincidências de outros seres que ainda sonham com épocas feudais, sem generalizar, mas tamo caminhando pra pequinês que é o mundo.
Importante e devo dizer nesse momento politico aqui no Brasil, o que me permitiu ir de encontro aos meus estudos na Europa foi o projeto de financiamento de passagens aéreas feita pelo Minc.em 2007 no governo Lula, presidente no qual apoiei pela segunda vez na época.
Aprendi muito nesses anos fora, não só a respeito do meu trabalho, mais como funciona o sistema de relações politicas e sociais nos países que passei. 
Compreendo que estão cada vez mais perto de um nacionalismo do que qualquer outra troca justa social além muros. Na Grecia por exemplo existe pobreza, sempre existiu. Marginais gregos não.
Na base da pirâmide estão paquistaneses, egípcios, iraneses, indianos, etiopianos, filipinos, senegaleses, marroquinos, angolanos e muitos ciganos romeno/gregos.
A convivência em qualquer espaço publico entre povos diferentes tem se tornado uma agressão e um perigo para os mais conservadores cidadãos gregos. Parte da cidade se desvaloriza para se expandir longe de guetos. Ouvi muitas vezes no ônibus – Atenas precisa ser limpa dessa gente. Sim frase bem típica de Dona Florinda querendo se livrar da gentalha com os dois pés bem cravados na mesma vila. Entre outros absurdos existe um ranço muito grande entre Gregos e Albaneses. A Grécia moderna foi levantada e abraçada por famílias Albanesas que deixaram o seu país no auge da ditadura. Além de serem muito trabalhadores, cooperativas albanesas distribuem ate hoje agasalho e alimentos para emigrantes e refugiados em Atenas. Não desconsidero as Ongs gregas mais atuais claro. 
Pra mim foi notável que gregos se adaptam melhor com russos e albaneses pelo simples fato de serem brancos. Sei que nao é simples, mas eu vi e senti todas essas coisas, o mais perigoso é que lá o partido fascista é legitimo, aqui no Brasil so não escancaram no nome porque sei lá...
Entendam por favor, vou fazer uma tradução mais justa se alguém se sentir ofendido.
Isso pra mim é um comparativo entre elites sociais com quem convivi. Fiquei menos tempo na Alemanha, lá me chamavam de turco.

Nenhum comentário: