sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

"RELIGULOUS" e A Violencia do Papai Noel.

Trailer do Filme Religulous(2008) dos mesmo diretor de Borat.

Filme/Documentario ao estilo Michael Moore, onde Bill Maher, o stand up comediante, faz uma serie de entrevistas ao redor do mundo, com irreverentes perguntas sobre Deus e religião.
Para mim o único descuido eh quando o filme se refere aos extremistas e aos terroristas matando em nome de deus, e quando defende a existência de Bin Laden..pfff. Sabemos quem esta por de trás de todos esses assuntos, pessoas que acham-se deus na terra, influenciam e controlam milhões com falsas bandeiras, impondo crenças e abusando de fés inqüestionáveis, dadas como a verdade suprema(sustentada por uma mídia paga pelo totalitarismo de corporações globais), acabando com qualquer liberdade de pensamento. Falamos dai do fascismo das instituições modernas e de muitas que já deveriam estar instintas.





Apos assistir ao filme não resisti em fazer um zapping de pesquisas relacionadas ao tema na internet.

Então, pesquisando um pouco sobre este grande sucesso do marketing atual, estranhamente relacionado com a festa crista do nascimento de Jesus Cristo, achei este video.

O jornalista espanhol, Sanchez Drago, faz um reclame antes de inciar o tele-jornal diário de Madrid, falando da violenta propaganda do Papai Noel(Gordinflon - gordo) da Coca-Cola e exaltando a tradição espanhola dos Três Reis Magos que trazem os presentes para o menino Jesus no dia 6 de Janeiro. Assim a tradição na Espanha, seria de manter a espectativa das crianças e abrir os presentes neste dia dos Reis. Bom não entro no mérito de discutir se este e outros eventos bíblicos existiram ou não, ate pq sou nascido no dia 6 de janeiro e desde pequeno abri os presentes de natal no 25 de dezembro, e o meus de aniversario no dia 6, claro. Para ver que a questão esta no presente (o consumismo assustador que dita as "boas festas" natalinas) e as crianças não estão muito para passagem bíblicas e os pais estão mais é para as divinas promoções. Porque se fosse para seguir alguma tradição ou livro,por favor vamos ser sensatos. Teríamos de dar ouro, incenso e mirra para as pessoas no 6 de janeiro. Quando criança, esta historia de nascer de uma virgem já me cheirava mal. Na bíblia(velho testamento) não consta data de nascimento, e sim fala da estrela que os três Reis seguiram ate a manjedoura. O natal segundo últimos estudos do astrônomo Dave Reneke, baseado nesta estrela forte e brilhante passaria para 17 de junho. E o pinheirinho? Ninguém questiona de onde veio, mas sim, é uma tradição pagã.Uhh! Enfim, por quê estes assuntos não são debatidos abertamente com as crianças? Pois como elas, dos 5 aos 10 anos, eu também tive muitas duvidas e perguntas sobre religião, mas muitas vezes me encabulava nas aulas de ensino religioso, e com medo de cometer heresias e ser alvo de chacota das outras crianças catequizadas, me calava. Sim porque Deus castiga também as crianças! ãh? O medo escraviza! PELO AMOR DE DEUS gente, não façam essa estupidez pedagógica com seus filhos, ou alunos.
Bom,
voltando ao vídeo... e como eu disse anteriormente, devemos ser livres para fazer nossas interpretações e nunca impor nossas crenças, principalmente,`as crianças.


Para a compreensão e por não haver legendas escrevo o texto abaixo ao vídeo. Se alguem souber o pouco de espanhol poderá me ajudar na tradução.







Boa noite!
Ja sabem, trégua natalina. A Politica extra-muros, em sumo a campanha de solidariedade aos Reis Magos que ocorre neste momento em todos os vasos sangüíneos da internet. Abaixo gordinho papai noel que aqui não "rola", e muito menos quando esta ao ponto de cumprir-se o segundo centenário de 2 de maio. Viva Melchior,Gaspar e Baltazar.
Todos os ano, por estes dias, sofremos uma agressão globalizadora protagonizada por este forasteiro de traje vermelho e barba branca, que é uma invenção da multinacional mais multinacional de todas as multinacionais, a Coca- Cola. Nos anos 30, seus executivos seqüestraram São Nicolau da tradição nórdica, que ate este momento era ligado a um bispo ou a "gnomo", e o disfarçaram de "adefesio". Desde então, ano apos ano, gerações e gerações de crianças de todo o mundo, vem sendo esmagadas por um maremoto publicitário com único proposito, que foi e é, de transformar um fantoche num simbolo de boa vontade, paz na terra e um estúpido consumismo por de trás. Os três Reis Magos ao contrario, são multiétnicos, emigrantes, elegantes, cultos, misteriosos, ambientalistas...porque sempre raspam aqueles restos que deixamos no prato e ainda por cima repartem com os cavalheiros, "porteadores e repartidores".(ãh?) Por tudo isso que a campanha da internet pede para que se dêem no natal presente somente para as crianças. E os presentes sejam trazidos por Melchior, Gaspar e Baltazar e não pela perpetuação dos horrendos que torturam estes como chicotadas. E se entregam(presentes) na manhã de 6 de janeiro, alimentando a emoção da espera e aliviando assim o sofrimento da volta as aulas.

(Devemos pensar, também, por quê as crianças sofrem com a escola? Com certeza o problema não é litúrgico, mas sim educacional, no sistema destas instituições. Isso também sabemos. A maioria da escolas são chatas sim, pois pararam no tempo! E ao invés reconhecer os problemas, de entender e acompanhar o ritmo das crianças, colocam a culpa nos alunos. Incentivam o uso de drogas como a Ritalina e fazem acompanhamento pedagógico com alunos "problemas"?!! E depois de sofrerem um ano letivo elas são salvas pelo...papai noel, reis magos, mimo dos pais? Tenho medo do adulto que vira dai.)

Nenhum comentário: