sábado, 13 de dezembro de 2008
A Violencia do Lobby Empresarial.
Nos últimos meses fomos bombardeados pela mídia global sobre a crise econômica, quedas na bolsa, rapto de navios petroleiros, mais guerras e conflitos no oriente médio e de fundo eleições e agora a transição do governo nos EUA. Tais factos estão mais conectados que imaginamos.
Mas agora a pergunta: Onde foi parar a discussão sobre as serias mudanças climáticas com Aquecimento Global? Por que não vejo mais a mídia dando espaço para isso? Por que políticos e empresas parecem ter esquecido do assunto?
Enquanto a situação climática piora...
Na ultima semana na Polonia cerca de 190 países participam de mais uma jornada de negociação para definir o substituto do Protocolo de Quioto, que atualmente regula as emissões de gases de efeito estufa e vence em 2012.
"A crise financeira mundial – que poderá encarecer as alternativas ambientalmente sustentáveis – deverá nortear as negociações. A eleição do democrata Barack Obama para a presidência norte-americana também estará na pauta da COP-14. Os Estados Unidos são o único país desenvolvido que não ratificaram o Protocolo de Quioto."
Não é obvio que essa Crise é um Lobby empresarial para defender principalmente as empresas poluidoras do meio ambiente? Com certeza irão encarecer e nortear futuras alternativas para o meio ambiente se assim elas quiserem. Ja esta acontecendo. E a palhaçada do IPCC(Intergovernmental Panel on Climate Change) feito por "cientistas" comprados pelos governos e empresas, para destorcer informações referentes a situação climática. Mais uma vez não foi decidido nada de relevante na ultima reunião da ONU. Que já era esperado por ser a ONU.
"Os lobistas da Global Climate Coalition, grupo fundado em 1989 por corporações do petróleo, gás, automóveis e indústria química, gastaram algo em torno de US$ 60 milhões espalhando desinformação sobre o aquecimento global. Na Eco-92, eles influenciaram na incapacidade da conferência de estabelecer medidas para frear o aquecimento global."
Eu sinto que a situação é pior do que nós pensamos. Um exemplo é o gelo no Ártico, derretendo tão rapidamente agora que talvez daqui a 30 anos a cobertura glacial não exista mais. Isso é impressionante porque ela esteve lá por 3 milhões de anos."
O professor e paleontólogo Tim Flannery em entrevista para revista Epoca
"Pássaros, baleias e outros animais migratórios estão sofrendo com o aquecimento global, porque a elevação das temperaturas faz com que eles vão para o lugar errado na hora errada", disse Lahcen el Kabiri, vice-chefe da Convenção de Espécies Migratórias, entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem sede em Bonn.
Segundo ele, espécies migratórias como morcegos, golfinhos, antílopes e tartarugas ficam com seu relógio biológico desregulado com o aquecimento do planeta.
"Eles são os sinais de alerta mais visíveis --indicadores que sinalizam as mudanças dramáticas em nossos ecossistemas causadas em parte pelas mudanças no clima", disse ele a delegados que participam da conferência da ONU sobre o problema, que começou na segunda-feira e vai até o dia 18.
Bom vimos recentemente a tragedia no estado de Santa Catarina. Itália ao mesmo tempo sofreu inúmeras inundações e Veneza esta em estado de calamidade. O sul da Grécia também passa por urgência devido a fortes vendavais e tempestades.
A situação é péssima, ficara pior. Pois não falamos só de mudanças climáticas, mas sim de uma mudança do comportamento humano. Devemos construir uma massa crítica de pessoas ao redor do mundo que se importe com o problema a ponto de fazer barulho e defender mudanças drásticas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário